Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

05 maio 2008

Updaite

Boas, minha gente. Pois é, parece que a ideia do blog tem vindo a esmorecer, o que será talvez um bom sinal, de que o pessoal está mais empenhado em viver ao máximo a experiência do que em vir para a internet queimar neurónios. Da minha parte, lamento não me ter dedicado ainda a deixar o registo daquilo por que vou passando, para mais tarde o poder recordar com outra facilidade, mas na verdade por outro lado também estou abstraído por vontade. É que o tempo que aqui por ventura teria passado a escrever foi assim aproveitado a enriquecer ainda mais as experiências que vou coleccionando. O meu projecto vai de bom tom. Apesar de se confirmarem os meus piores receios de que a maioria do mesmo seria passado no escritório, a verdade é que as pessoas com que trabalho são excelentes e em contrapartida as actividades fora do trabalho são de arromba. E as coisas vão mudar. O trabalho de escritório deverá ficar concluído no final deste mês e então abrem-se portas à participação em projectos de actividades no exterior. No princípio do próximo mês, por exemplo, vou embarcar no 'Sunshine Bus', um projecto coordenado por uma organização sediada em Strasbourg que consiste em pessoas de diferentes nacionalidades viverem a bordo de um autocarro que durante duas semanas viajará desde Zagreb a Montenegro, atravassando a Bósnia, parando em várias localidades para levar animação de rua e teatro a populações desfavorecidas. Depois disso será altura para campos de trabalho. Tenho a responsabilidade de ser líder de campo num dos organizados pela minha associação e tenho de a participação num outro à minha escolha. Entretanto, muitos amigos. Graças ao couchsurfing.com tenho conhecido pessoas dos mais diversos locais, todas fantásticas, devo dizer. Viajei a à Roménia (Timisoara) de boleia, onde conheci o pessoal que por lá anda a fazer EVS e alguns outros voluntários por iniciativa própria que levam a educação circense às crianças de rua. Fora essa, as viagens têm sido apenas internas, por questões de tempo acima de qualquer outra. Este fim de semana fui pousar o dia a Belgrado, e antes disso passei o 1º de Maio numa reserva natural onde assisti ao verdadeiro significado da loucura que são estes Sérvios. Muito há a dizer, tanto que implicaria ficar por aqui umas duas horas a escrever, coisa para a qual sinceramente não me sobra paciência. Deixo-vos algumas imagens, em vez disso, para que tentem vocês mesmo imaginar o que por aqui se passa.

0 comentários: