Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

26 março 2008

Prossima Fermata: Prato

Faço malas. Desfaço malas. Procuro boletim de vacinas, cartões, maquina fotografica,livros,mapas... Tento preparar bem as coisas porque afinal ainda são 7 meses…o que é essencial? - Pergunto-me.

Faço listas de afazeres, de coisas urgentes, coisas pendentes. De coisas que não me posso esquecer, de coisas que me quero lembrar. Envio mails, ensaio sotaque, sorrio com coincidências, sinto nostalgia, fervor, saudade e excitação…tudo ao mesmo tempo. Com o entusiasmo e a ansiedade descontrolada de uma criança de 4 anos, tenho borboletas na barriga...e traço destinos e rotas com exagerado optimismo.

Falta exactamente uma semana para partir. Em Prato espera-me a surpresa e o medo de não saber ainda o que me espera. À partida o projecto parece ser muito aliciante e motivador: trabalhar numa reserva natural, na “CAVE”.Sei que em parte o trabalho será com crianças e jovens e q alguns deles virão de Chernobyl. Teremos também a função de organizar campos internacionais para jovens e campos familiares. Mas só quando lá chegar saberei exactamente o que será o trabalho. Por enquanto são só especulações! Prato é uma pequena cidade ao pé de Florença e fica numa das regiões mais bonitas de Itália: a Toscana. Para alem de mim e da Sónia, teremos como companheiros de casa e de trabalho, um inglês, um espanhol e um húngaro. A ver vamos...

Espero encontrar-vos por cá para entretanto falar das minhas impressões. Deixo-vos um beijo e um grande abraço acompanhados de muita força e muita sorte para todos esses projectos!!

0 comentários: