Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

14 fevereiro 2008

Boiling-Point


Aí está a metáfora S. Pedro Suliana perfeita em forma de imagem para a cabeça de todos os voluntários que se encontraram no dia 11 de Fevereiro de 2008. Pois é meus caros como um amigo me disse um dia "Se vivemos temos que ver",e isso apesar de aparentemente simples faz todo o sentido. Quando abri o blog e ouvi esta música da "cidade de deus" tudo pareceu fazer sentido excepto num primeiro momento em que pensei: "uau brutal dEUS utiliza partes de uma música do filme "cidade de deus" numa canção. Afinal as duas estavam a tocar ao mesmo tempo no meu pc. Uma coincidência inesperada que pareceu mais uma realidade credível. E isso aplica-se a nós. Claramente.

Queria falar-vos um pouco do meu projecto que se vai realizar na Estónia em Tartu durante um ano e que tem como tema principal a inclusão social de jovens e crianças desfavorecidos. O objectivo principal do projecto é prevenir que estas crianças sigam caminhos menos oportunos e para que isso aconteça estimular a sua criatividade e personalidade através de actividades tais como o teatro, a música,trabalhas manuais, etc. Pela minha parte espero acrescentar a isto o desenho, a fotografia, e a pintura como áreas fundamentais da sua formação artistica e pessoal que se vem tornando a minha utopia existencial.

Uma palavra a nós: quero e espero que sigam o vosso instinto e façam o que vos der na puta da gana e que se sintam realizados com isso senão também tamos cá pa falar do menos bom. É um prazer estar no mesmo barco que vocês. ROCK ON everybody

4 comentários:

iNuno disse...

E já te falta pouco, sacana!
Da minha parte, devo dizer que tenho imensa pena por saber de antemão que provavelmente não haverá a oportunidade de te visitar a ti e aos teus putos. Não só a Estónia deve ser um país lindo, mas também o teu projecto me parece revestir-se de um carácter peculiarmente interessante.
Do mal o menos, existe sempre esta Pousada onde posso ir acompanhando as aventuras.
Um abraço e vê se tratas de começar a fazer a mala.

Anónimo disse...

Ola João!
Força nesse projecto pois tem tdo para dar certo.Gosto mto do teu projecto.Este ano estagiei num Centro Comunitário com Jovens Desfavorecidos de um Bairro.O trabalho que tu vais fazer é exactamente igual ao que se fazia neste Centro.Adorei trabalhar com estes jovens pois tb aprendi mto com eles.E tenho a certeza que farás um bom trabalho com eles.
Muita sorte.

Beijinhos

Carlos disse...

Olá João:)
Desejo-te muita sorte no teu projecto..É mesmo muito interessante.
Foi por um triz que não fui parar à Estónia (Talin). Seriamos dois "compatriotas"..Mas pelo que pesquisei sobre o país acho que deve ser espectacular apesar do frio..E depois tens a Finlândia ali tão perto :)..

um abraço

lucy disse...

Oi caridade!já está longe =).
Olha espero que corra tudo bem com o teu projecto,é muito fixe!vou espreitar aqui de vez em quando para saber de ti e da nossa marisa!
Bjos grandes e boa sorte...
Abraço grande do pessoal cá da casa!!