Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

24 fevereiro 2008

SVE em Cardiff

Olá! Espero que esteja tudo a correr bem, isto é, os preparativos para as vossas viagens! E para quem já lá está … espero que esteja tudo bem!:-) Enquanto eu ainda tenho de esperar um pouquinho, pois só vou para Cardiff dia 1 de Abril. Agora vou falar um pouco sobre o meu projecto e tudo o que lhe rodeia!

Wales – The Country: O País de gales possui uma Cultura, História e uma língua única. O Galês é falado por cerca de 20 % da população. A Oeste e a Norte de Gales as notícias e os sinais de trânsito, são escritos em duas línguas (Inglês e Galês), no entanto toda a gente fala Inglês! A maior parte da zona industrial está situada ao longo da costa a sul de gales. Já as quintas, o pequeno comércio e o turismo a Oeste e Norte de gales. O clima muda consoante as estações do ano, isto é, no Inverno é comum nevar e chover, principalmente chuva é coisa que não falta em gales.:-( Mas no verão a temperatura pode variar entre os 22-28 ºC (Espero que este ano o verão chegue mais cedo).

Cardiff – The City: Cardiff é a Capital de Gales, segundo dizem “ é uma cidade vibrante, moderna, com muitos cafés, restaurantes, bares, música ao vivo, atracções turísticas e diversos desportos”. É também onde está sedeada a Assembleia Nacional de Gales. Quem vive nos arredores da cidade consegue facilmente chegar à cidade através de comboio ou autocarro, apreciando a vista maravilhosa dos belos campos floridos. Como eu vou para Cardiff no início da Primavera espero contemplar esta linda tela da natureza!!!

The Project: Cardiff & Vale NHS Trust consiste num grupo de hospitais situados em Cardiff, cujo projecto SVE irá actuar nestes quatro serviços: St David´s Hospital (serviço exclusivamente para pessoas idosas), the University Hospital of Wales (UHW), the Supported Housing (tem como finalidade a reabilitação da comunidade), Whitchurch Hospital (serviço exclusivamente para pessoas com problemas neurológicos, mentais, etc.). O Whitchurch Hospital vai ser o local onde eu vou trabalhar como voluntária. Este hospital fica aproximadamente a 5 km do centro da cidade, é o maior hospital psiquiátrico de Cardiff e foi inaugurado em 1910. Actualmente está abrangido por 18 departamentos: um departamento responsável por tratar pessoas com problemas com o álcool e afins, um departamento para tratar jovens com problemas mentais, um laboratório de pesquisa, um departamento de Fisioterapia e um serviço psiquiátrico para a comunidade, etc…. O meu papel como voluntária será: trabalhar directamente com os pacientes do hospital, falar com eles, ajudá-los nas actividades lúdicas, acompanha-los aos sítios do seu interesse ou a actividades desportivas, propor-lhes jogos para treinar a sua memória, ajudá-los a resolver problemas que aparecem no seu dia-a-dia, etc…. (Esta é a informação que eu tenho, mas quando eu chegar lá, é que vou visualizar e obter mais informações, é claro).

Por hoje é tudo apenas deixo aqui algumas frases que eu gosto muito!

“ O equilíbrio do corpo e da mente é o controlo consciente de todos os músculos”, Joseph Pilates

“ …A doença da ignorância, é a recusa da sua própria ignorância!...”, adaptado de Pedro Leite

“ …A vida pode ser isto, um fio abençoado de dias, como um conto de fadas, mas sem nunca acabar…” Margarida R. Pinto, Livro “Nazarenas & Matrioskas

“ Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” Livro dos conselhos

2 comentários:

Carlos disse...

Após ler o teu projecto deu-me a vontade de fazer algo assim..Deve ser encantador..Em relação ao País de Gales a curiosidade é imensa, my british mate..Raquel and Marta? we have to do something together..

iNuno disse...

aha, que já consigo comentar.
gostei particularmente dos sinais de trânsito em duas linguas. no meu caso acontece o mesmo, mas são dois alfabetos. o latinizado e o cirílico. se for como a mim, não hás-de perceber nada ao princípio, mas depois dá uma satisfação do caraças ver que consegues perceber tudinho, com tempo.
eu não faço ideia de como deve ser país de gales, mas pelo que aqui descreves soa-me uma boa.
beijinhos.