Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

20 fevereiro 2008

Contagem Decrescente

Já está!!!.. Faltam apenas 3 semanas para mais um capítulo de vida..Vou para Edimburgo no dia 11 de Março e regresso no dia 11 de Setembro (que datas!!!). Para a semana falo do projecto..Por agora, tempo para apresentar um pouco do país e da cidade.

Tento não criar grandes expectativas, fazendo parte disso saber apenas uma ou outra coisa do local para onde vou.

O que me vem logo à cabeça é o CLIMA. Palavras do wikipédia: Devido a uma localização próxima em relação ao Pólo Norte, Edimburgo é uma cidade fria. No inverno, a temperatura não passa de 6°C e pode atingir com frequência os 0°C, principalmente em Janeiro e Fevereiro, os meses mais frios do ano. No verão a temperatura é morna ao dia e fria à noite, dificilmente supera os 20°C, mas não caem para baixo de 10°C. A temperatura média anual da cidade é 8,3°C. Não há um período seco e um período chuvoso, chove aproximadamente a mesma quantidade em todos os meses. A diferença da quantidade de mm de chuva no mês mais seco (Abril, 41 mm) em relação ao mês mais chuvoso (Setembro, 66 mm) é pequena. No total chove cerca de 669 mm e 55,75 mm por mês.

Portanto, 8,3ºC de temperatura média :)e muita chuva:) Casacos, botas e poucas t-shirts na bagagem.

Depois, a seguir vem o CUSTO DE VIDA. Citando a mesma fonte encontro: Edimburgo é uma das cidades mais prósperas do Reino Unido. e a capital Edimburgo é um dos maiores centros financeiros europeus. Acho que nem vale a pena dizer mais nada!!

Em relação à cultura escocesa vejo um SOTAQUE muito próprio, LENDAS ancestrais, KILTS, CERVEJA, WHISKY, CLÃS, o PRINCÍPE CARLOS, o FRINGE festival, a música CELTA; e no que diz respeito à geografia destacam-se desde logo as HIGHLANDS (Terras Altas da Escócia - uma das últimas zonas virgens da Europa), os lagos (LOCH NESS, por exemplo) e os arquipélagos (mais de 700 ilhas, das quais apenas 130 estão habitadas). Em resumo, a Escócia faz parte do Reino Unido, é um território cheio de História e de controvérsias. Edimburgo é a capital, conhecida por "Atenas do Norte".

Benditas sejam a Filipa e a Raquel que me deram algumas pistas sobre o que vou experienciar. De resto não quero saber mais nada :) Quero surpreender-me. Outro dado importante é que nunca "sonhei" com a Grã Bretanha, o que poderá ser uma mais mais-valia. O fundamental neste caso foi o projecto, mas isso fica para outra altura.

NO RULES, GREAT SCOTCH..

2 comentários:

iNuno disse...

a mim deve-me faltar menos. mas tou a começar chatear-me; hoje recebi um mail da mafalda a dizer-me que por causa da situação no kosovo já não há formação inicial para ninguém porque a agência (acho que não é a CIA, mas ela tb não explicou qual era) acha que Belgrado por estes dias não se recomenda a ninguém...

fdx... e eu que vou morar a uns meros 800 kms digo o quê, em relação a isto?

enfim, este desabafo é só para que compreendas que por mais que me apeteça comentar o teu texto, faltam-me capacidades de argumentação, devido às razões acima expressas - a saber; belgrado, kosovo, e NÃO haver lugar a uma formação inicial.

um abraço.

Carlos disse...

Opa man, isso é mesmo chato, mas desde que o teu projecto não seja posto em causa, tá-se bem..se ficares sem a formação inicial isso é o menos..Mas brutal, aquilo no kosovo está bem quente:(:(