Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

13 fevereiro 2008

Nuno: Novi Sad

Sou eu, esse Nuno. Vou para Novi Sad, na República Sérvia, inserido num projecto de coordenação e dinamização da iniciativa de voluntariado em si. Um voluntário ao serviço do voluntariado. Confesso que há um ano atrás se alguém me dissesse que me ia tornar voluntário o mais certo era dizer que tal nunca seria possível, pois encontrava-me numa altura da vida em que por colocar demasiadas coisas em causa não me sentia capaz de acreditar que o meu contributo fosse importante. Mas a vida dá voltas, e as coisas acontecem. Felizmente. Em menos de um mês lá estarei, pronto a ajudar quem necessita e também a ser ajudado em mais uma etapa de crescimento pessoal, certo de que é uma situação em que todos os evolvidos sairão a ganhar.

Não muito mais haverá a dizer, pois será uma história em permanente construção que todos os que tenham algum interesse poderão acompanhar aqui na pousada. Segue-se, por agora, uma pequena apresentação da cidade que me servirá de lar durante os próximos doze meses, e a qual eu já conheço bem uma vez que lá passei quatro meses do ano que findou. Fiquem na paz. E já sabem que as portas desta cidade se encontram abertas a todos os que por ali queiram passar, enquanto eu lá estiver.

"Novi Sad (no alfabeto cirílico, Нови Сад, húngaro Ujvidék, alemão Neusatz, eslovaco Nový Sad) é uma cidade no norte da Sérvia, situada sobre o rio Danúbio. É a capital da província autônoma da Voivodina. Sede da antiga instituição cultural e científica Matica Srpska (Mãe Sérvia), é um grande centro industrial e cultural. O nome Novi Sad significa "Novo Jardim" em sérvio. A população do núcleo urbano é de 215.659 habitantes, e mais 298.139 vivem na área metropolitana segundo o censo de 2002. Estimativas não-oficiais da população elevam o número de habitantes para 240 ou 250.000. A cidade de Novi Sad compreende os núcleos de Novi Sad, Petrovaradin e Sremska Kamenica. A área metropolitana também inclui Futog, Veternik, Bukovac e Ledinci. Há também vários outros núcleos no entorno de Novi Sad, mas que estão fisicamente separados da cidade. Novi Sad é a segunda maior cidade da Sérvia (depois de Belgrado), e é também o centro administrativo do distrito de Bačka do Sul. Segundo o censo de 2002, a população de Novi Sad era composta por sérvios (75,50%), húngaros (5,24%), iugoslavos (3,17%), eslovacos (2,41%), croatas (2,09%), montenegrinos (1,68%) e outros."

2 comentários:

Carlos disse...

Belas Fotos!!
Gostei muito daquela das caixas de correio..Bonita cidade para onde vais.
Mudei só a etiqueta para que "apresentação" tenha apenas a ver com a formação pré-partida. Aliás vou mudar para "Formação"..

Um abraço

O Mega disse...

Cheira-me que vou à sérvia...............