Pousada Europa

Ponto de encontro virtual
de jovens portugueses inseridos no programa SVE
(Serviço de Voluntariado Europeu) 2008

in ISU

"O VOLUNTARIADO é um compromisso não remunerado, através de uma acção concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação activa com os indivíduos e a sociedade, tornando-se uma forma de estar."

14 fevereiro 2008

Kellinha na Irlanda

Ora bem, a Irlanda para alèm de todos os costumes, tradicoes e outras coisas mais, tem algo que è novidade e muito interessante...EU è claro!!

O projecto comeca oficialmente dia 13 de fevereiro,mas eu já la estou desde setembro devido a uma oferta única que me fizeram para ir fazer o meu estágio curricular durante os 3 meses anteriores ao envio oficial através do SVE.

Estou em Ballymun no norte de Dublin, e o meu projecto chama-se JUST - Jesuit university support and training. a missao do projecto baseia-se em providenciar oportunidades de inserção no ensino do 3º nivel para os residentes de Ballymun. È um projecto gratuito que oferece desde sessões de explicações, aulas de soletração, construção correcta de frases, inglês básico, entre outras necessidades que vão surgindo de acordo com as dificuldades dos alunos.

O meu trabalho passa pela promoção do dito programa e publicidade do mesmo. As actividades de promoção envolvem apresentações aos alunos e elementos administrativos das escolas e universidades, e as de publicidade englobam elaborar maquetes de posters e brochuras, bem como desenvolver a cobertura dos media através de apresentações aos jornais e radios locais.

O acolhimento é tratado por outra organização mas ligada à JUST, a SLI EILE. Esta é uma iniciativa para jovens dos 18 aos 35 que oferece inumeras oportunidades de voluntariado nacional e participaçao social. Vou morar com mais 2 voluntarios, ambos irlandeses, num apartamento que fica a 10 minutos dos meu trabalho.

Para adoçar mais um pouco as vossas imaginações, este projecto oferece um bónus aos seus voluntarios, que é uma viagem no fim do projecto a 3 locais diferentes: Colômbia, Jamaica e Zâmbia, e eu fui escolhida para ir à Zâmbia, o que é um sonho tornado realidade.

A irlanda é um país muito bonito e multicultural como nunca havia imaginado, e atè agora tem sido uma experiencia ùnica e espectacular. Sò o frio, a chuva e as ocasionais demonstracoes de neve (que nao sao muitas) è que me faz sentir muita, muita falta das nossas praitas.

Bem para jà è isto pexoali!! Espero que gostem, e se kiserem saber mais è sò pedir. Muitas bejokas gordas para todos os residentes da pousada e atè breve!!

xxxRakel

3 comentários:

iNuno disse...

Que bem. Acordar e saber q são já 3 colocados nos devidos postos dá alegria para o resto do dia.
A cereja no topo do bolo é receber ainda um mail a dizer que tenho de me apresentar a dia 3 de Março para começar a formação já na Sérvia.
Pessoal, a minha cabeça não aguenta tanta coisa e o meu corpo assim ainda cede à ansiedade (da boa).

Quanto ao texto, efectuei as separações de parágrafos que pelos vistos não conseguiste e vou também adicionar uma tag semelhante à que o carlos colocou no meu texto de forma que todos os episódeos irlandeses fiquem sujeitos a apena um click.

Muita alegria e muito voluntariado, minha gente voluntariosa.

Carlos disse...

Olá Raquel:):)
Já sabes, Edimburgo será sempre uma casa para ti, tal como para todos os outros; mas pronto há sempre a questão da distância e a esse nível estás em vantagem:):)
Ainda faremos qualquer coisa, eu, tu e a Marta..Espero que as viagens sejam baratas como referiste..
Muitos beijinhos e Boa sorte!!!!!!

O Mega disse...

Raquel do deserto!

Para já dizeres que já estás na Irlanda soa a falta de respeito =P

Espero que corra tudo melhor, que tratem do cheiro a marisco e dos malditos jesuítas... ( o marquês de pombal é que sabia tratar bem deles ). Mas pelo menos tens um traficante vizinho por isso nem te podes queixar muito!! Mas isso é a minha opinião e eu sou um parvo lol.

Desejo-te sorte!
Um beijinho saudoso.
Igor